Tarefa em grupo 3

Olá sobreviventes !

Na atividade proposta para essa semana iremos definir as diferenças entre os principais conceitos imbricados na tipologia documental, tomando como base os textos básicos e de apoio indicados pelo professor



a) ESPÉCIE E TIPO: Espécie é segundo o CONARQ a “divisão de gênero documental, que reúne tipos documentais por suas características comuns de estruturação da informação, como ata, carta, decreto, disco, filme, fita, fotografia, memorando, oficio, planas, relatório”. É a definição a partir da natureza das informações. Enquanto que o tipo é a soma de espécie com função.

b) SÉRIE E TIPO – o CONARQ conceitua Tipo como a “divisão de espécie documental que reúne documentos por suas características comuns em termos de fórmula diplomática, natureza de conteúdo, ou técnica do registro”, em outras palavras, o tipo documental é definido pela espécie somado a função que a produziu, criando séries tipológicas. Cada tipo equivale a uma série. E série é um conjunto de documento de mesma proveniência, tipo documental e de mesma função.

c) ARQUIVO E COLEÇÃO - Podemos compreender os arquivos como os documentos produzidos ou recebidos por uma pessoa física ou jurídica em função de suas atividades públicas ou privadas, guardados para fins probatório ou informacional. Enquanto que as coleções são constituídas por documentos guardados em função do seu conteúdo. Resumindo, arquivos são os documentos em função de suas atividades administrativas e coleções em função de seu conteúdo.

d) CLASSIFICAÇÃO E PLANO DE CLASSIFICAÇÃO - A classificação nada mais é do que a organização (através da análise e identificação do conteúdo) à que os documentos são atribuídos no momento de seu arquivamento, com o objetivo de proporcionar a sua futura recuperação. Já o plano de classificação é um instrumento para auxiliar a atividade de classificação. Elaborado após um intenso estudo da instituição e dos documentos por ela produzidos.

e) AUTENTICIDADE E VERACIDADE – Para Luciana Duratti (1994) para um documento ser autêntico basta que demostre o que de fato está sendo transmitido. Em outro texto seu, ela diz que um documento é autêntico quando escrito de acordo com as práticas do tempo, e firmados por pessoas competentes para cria-los, acrescenta ainda, que os mesmos tem que apresentar elementos que garantam sua autenticidade como timbre do papel, carimbo, assinaturas, entre outros (1996, p. 7). Enquanto que veracidade estaria relacionado a qualidade da informação, aos documentos que são de fato verdadeiros.


Referência Bibliográfica


Comentários